O município de Protásio Alves, pertencente ao CISGA, está comemorando 37 anos de emancipação política no dia 29 de abril. Na programação para celebrar a data ocorreram inaugurações asfálticas, palestras, serviços de saúde para a população, almoços e jantares, baile de aniversário, atividades esportivas e de lazer como o 15º eio pelas Trilhas de Protásio Alves, abertura do XIII campeonato municipal de bochas e a 2ª etapa do campeonato Pirelli 2025 Velocross.
Histórico
Protásio Alves, também já chamado de Colônia do Chimarrão, Turvo e Independência, foi um pequeno reduto da colonização italiana. Antes da vinda dos imigrantes italianos, o local era apenas conhecido por aventureiros e foragidos da lei, que aqui encontravam refúgio seguro, devido à total falta de estradas.
Em 1892, chegaram então os primeiros imigrantes italianos, dando início à colonização da região. Os moradores foram se organizando e surgiu a primeira Capela, conhecida como Nossa Senhora do Rosário, atualmente Padroeira do Município.
Padre Antônio Serraglia, foi uma pessoa que marcou imensamente a história de Protásio Alves. Foi responsável pela fundação da Paróquia e de todo movimento espiritual e material. Além de pároco, foi engenheiro, juiz e conselheiro.
Emancipação política
Protásio Alves foi criado através da Lei municipal nº. 8580, de 29 de abril de 1988. O município conta atualmente com 2 mil habitantes.
Origem do nome "Protásio Alves"
A localidade recebeu as seguintes denominações: Colônia de Chimarrão, Turvo e Independência e, em 1917, em homenagem ao Dr. Protásio Alves, pelo seu empenho na construção da estrada de o à Nova Prata, ou a denominar-se Protásio Alves.
Conhecendo Protásio Alves
Os principais produtos cultivados em Protásio Alves são os seguintes: soja, milho, trigo, fumo, maçã, pêssego, ameixa e uva, sendo que a parte excedente é comercializada nos municípios da região. A produtividade é considerável devido a fertilidade do solo, ao cuidado com a adubação, tratamento e manejo das lavouras.
Principais atrações turísticas
Como pontos turísticos, o Município conta com a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, construída por volta de 1914 e atualmente tombada pelo Patrimônio Histórico, a Ferrovia Tronco Sul que percorre no Município cerca de 20 Km, onde existem túneis e viadutos, além da vista indescritível da paisagem de onde pode-se observar o Rio Turvo em contraste com as montanhas cobertas de vegetação exuberante. Destaca-se por sua beleza a Cascata do Catebiró, um belo exemplo do trabalho da natureza. Conta ainda com o Parque da Imigração, o Pórtico de o.
A Festa do Colono e do Motorista, o tradicional Festival da Canção Popular Italiana e o Jantar típico Italiano, realizados anualmente, são os principais eventos realizados no Município.