Ir para conteúdo principal
conteúdo do menu
Conteúdo Principal
19/05/2025

Para comemorar aniversário, Cotiporã desenvolve programação repleta de cultura, esporte, inaugurações e atividades durante o mês de maio

Emancipação política ocorreu no dia 12 de maio de 1982

Em maio, Cotiporã está celebrando 43 anos de emancipação política com uma programação repleta de cultura, esporte, inaugurações e atividades para todas as idades. O calendário, organizado pelas secretarias municipais, vai de 1º a 31 de maio e inclui encontros, competições esportivas, apresentações culturais e ações comunitárias, com o objetivo de fortalecer o vínculo da população com sua história e sua identidade.

Histórico

A partir de 1885, famílias de imigrantes italianos chegam ao sul do Brasil e, em busca de uma vida melhor, instalam-se nas Linhas Frei Caneca e Independência. Seguido dos imigrantes poloneses e alemães, erguem, em 1892, a Freguesia de Monte Vêneto, em homenagem à região do Vêneto, na Itália, de onde eram procedentes. Devotos à religiosidade, contaram com o auxílio e incentivo de padres, como Dom Fortunato Odorizzi, Eugênio Medicheschi e David Angelli para a consolidação da freguesia, os quais buscaram alternativas para garantir o fomento agrícola, indústrias e comércio local.

Foi em Monte Vêneto, que surgiu a primeira cooperativa de laticínios do Brasil: Cooperativa Trabalho e Progresso, como também o frigorífico “A Sul Americana”. Junto a ele, destaca-se na história a vocação para ourivesaria e fábrica de esquadrias.

Emancipação política

Em 1982, surge, no coração dos cotiporanenses, o sonho da emancipação política. Em 9 de maio, 89% da população decidiu, por meio de plebiscito, ser independente e, através da Lei Estadual Nº 7.652 de 12 de maio de 1982, Cotiporã conquistou sua emancipação política. 3.853

Origem do nome "Cotiporã"

Em homenagem à região da Itália, de onde vieram a maioria dos moradores, chamou-se primeiramente de Monte Vêneto. Em 1939, devido à Segunda Guerra Mundial, a comunidade viu-se forçada a mudar o nome de Monte Vêneto para Cotiporã, que, em Tupi Guarani, significa “lugar bonito”.

Conhecendo Cotiporã

Cotiporã é denominada "A Jóia da Serra Gaúcha", devido à beleza de suas jóias, fabricadas em diferentes fábricas da cidade. É também conhecida como a cidade dos esportes radicais, sendo um dos mais difundidos o rafting, no rio Carreiro.

Possui um grande potencial turístico, refletido na qualidade de seus atrativos, na sua cultura, nas belezas naturais, nas suas formas de “cidade antiga” e na simplicidade e arte de seus moradores.

Atrações turísticas:

- Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde

- Cascata dos Marin e Parque de Aventuras Cotipaland

- Museu Histórico de Cotiporã

- Cascata dos Calza

- Pico Monte Vêneto

- Belvedere do Vale da Ferradura

- Gruta de Quartzo

- Gruta Nossa Senhora de Lourdes

- Mirante do Vale do Rio Carreiro

- Pórtico de São Casemiro

- Balneário Rio das Antas

- Campanário São Vicente

- Encontro das Águas

- Morro do Céu ou Cerro dos Baianos

- Camping do Rio Carreiro

 

 

 

Conteúdo Rodapé