Inaugurado na terça-feira, 06 de maio, o projeto Rota dos Capitéis conta com o apoio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) na instalação das 643 placas de sinalização do novo roteiro que está sendo criado na região serrana.
A sinalização viária interpretativa, indicativa e de advertência segue as normas do Guia Brasileiro de Sinalização Turística / CONTRAN permitindo um o mais seguro e fácil para os turistas.
A rota a Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Farroupilha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza, que ficam na Serra, e Imigrante, no Vale do Taquari. Ao todo, 252 capitéis, 175 capelas, 23 grutas, 16 igrejas e duas ermidas, totalizando 468 construções religiosas, foram mapeados.
Ao todo, o roteiro contará com 33 rotas circulares abrangendo o máximo do território de cada um dos 10 municípios, somando 866 quilômetros.
O projeto visa criar um roteiro turístico e cultural que valorize a história da imigração italiana, com um enfoque especial na religiosidade, expressa por capitéis, igrejas e grutas da região. A iniciativa tem como objetivo simbolizar a união entre caminhos, histórias, fé e tradição, destacando a imigração italiana de fé e trabalho.
Para proporcionar uma vivência mais rica aos turistas, o projeto contará com painéis culturais instalados ao lado de cada igreja, capela, capitel e gruta, oferecendo interpretações históricas sobre as instituições e suas origens. A pesquisa e a interpretação de textos que inspiraram essas obras estão em andamento, garantindo uma experiência imersiva e educativa para os visitantes.
Além das rotas turísticas, o projeto também prevê capacitações para os profissionais envolvidos no turismo da região.
A presidente do CISGA e prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo, destacou em seu pronunciamento a alegria em ratificar a conclusão da etapa de um projeto tão importante, que foi sonhado e que toma tamanha proporção.
“Estar aqui hoje, justamente no ano em que celebramos 150 anos de imigração italiana em nosso estado, certamente é motivo de comemorar, aplaudir e ratificar a resiliência, a bravura e a coragem dos imigrantes que nos ensinaram tanto através de um legado de trabalho e a não desistir”, afirmou.
“Representando o município de Santa Tereza que está integrado ao projeto, e também como Presidente do CISGA, que viabilizou o aporte financeiro para a instalação das sinalizações, enfatizo a importância da iniciativa para valorizar nosso interior, nossos produtores locais e nossa identidade cultural. A iniciativa promove um modelo de turismo conectado com as raízes e com as pessoas, contribuindo desta forma para o impulsionamento da economia regional”, salientou Gisele Caumo.
O evento contou com a presença do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, e do cônsul geral da Itália no Rio Grande do Sul, Valério Caruzo, além de autoridades locais.