O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) realizou no dia 06 de maio reunião com os municípios interessados em aderir ao SISBI. Estavam presentes os prefeitos de Cotiporã, José Carlos Breda, e de Nova Bassano, João Paulo Maroso, além de representantes dos municípios de Flores da Cunha, Farroupilha e Nova Prata.
No início da reunião, o diretor-executivo do CISGA, Rudimar Caberlon, relatou sobre o processo realizado pelo CISGA até se tornar referência nacional e recomendado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para orientar sobre como proceder para obter o SISBI. Disse que existe demanda de alguns municípios que pretendem aderir ao SISBI, sendo preciso conversar, saber as demandas e expectativas e os aspectos positivos e negativos que envolvem a questão.
O Coordenador do SICISGA, médico veterinário, Cristiano Selbach da Silva, disse que foram feitos alguns esclarecimentos aos gestores dos municípios de como é o processo de migração de uma empresa que é registrada em SIF ou CISPOA para o SIM para obtenção do SISBI. “Foi uma reunião técnica para os gestores sanarem as dúvidas sobre como é esse procedimento e os encaminhamentos necessários para a adesão”.
Os representantes dos municípios expam uma série de questionamentos e ficou encaminhado que uma nova reunião deverá ocorrer em breve para avançar nos processos que visam a adesão dos municípios ao SISBI.
O CISGA tem o reconhecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para atuar em todos os escopos de inspeção sanitária de alimentos. Isso significa que o CISGA pode indicar estabelecimentos para inspeção em áreas como abatedouros frigoríficos, carnes e derivados, leite e derivados, pescado e derivados, mel e derivados, e ovos e derivados.
A adesão ao SISBI-POA permite que os estabelecimentos tenham o ao selo SISBI, que é um selo de qualidade que atesta a segurança e a qualidade dos produtos de origem animal, permitindo a comercialização de seus produtos em todo o Brasil.
O CISGA também está trabalhando na atualização da legislação de inspeção sanitária. Nos dias 7 e 8 de maio, a comissão formada por médicos veterinários do SICISGA esteve reunida para atualizar as legislações padronizadas utilizadas pelos serviços de inspeção vinculados ao consórcio.