O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), promoveu curso sobre Nova rotulagem nutricional para médicos veterinários, RTs e proprietários de agroindústrias de Produtos de Origem Animal (POA).
O Consórcio vem, com esta iniciativa, promover a capacitação dos diversos entes que participam da cadeia de produção de POA sempre visando a harmonização das ações com intuito de facilitar a adequação à nova legislação de rotulagem. Mais uma ação que propicia o crescimento das agroindústrias registradas nos SIMs municipais e capacita os veterinários.
A coordenadora do SIM no município de Veranópolis, Médica Veterinária, Daniele Andreazza, também considerou importante a qualificação oferecida justamente pela questão dos prazos estabelecidos pela Anvisa para adequação da rotulagem nutricional e principalmente para que os veterinários em as orientações corretas para as empresas e essas ao consumidor final.
“A orientação correta possibilita que o consumidor possa avaliar melhor os aspectos nutricionais dos produtos através da rotulagem que está no produto”.
Nesta quinta-feira, na Casa das Artes em Bento Gonçalves, aconteceu a última etapa do curso direcionado para médicos veterinários. O curso foi ministrado pela Médica Veterinária, Ana Cittolin, que presta consultoria e assessoria para indústrias de alimentos.
Nesta etapa do curso foram tratados os seguintes aspectos da nova legislação.
- Declaração da tabela de informação nutricional em diferentes tipos de embalagens;
- Modelos e formatação da tabela de informação nutricional;
- Rotulagem nutricional frontal (FOP);
- Obrigatória x vedada x opcional
- Aplicação em diferentes tipos de embalagens;
- Formatação e localização.
- Determinação de conteúdo de constituintes;
- Cálculos básicos da informação nutricional - como conferir a informação de forma rápida;
- Fonte de informação e
- Alegações nutricionais.
A Médica veterinária e Coordenadora do SICISGA, Carla Batista do Nascimento, destacou que todas as etapas do curso sobre a nova rotulagem nutricional foram importantes porque conseguiram atender a todos os envolvidos no processo de produção de alimentos, ou seja, RTs, médicos veterinários e proprietários de agroindústrias de Produtos de Origem Animal (POA).
Carla acrescenta que por ser uma nova legislação da ANVISA, haviam muitas dúvidas e a ministrante do curso, Ana Cittolin, conseguiu de forma didática e simples esclarecê-las.
“Para nós como médicos veterinários que temos que avaliar os rótulos foi muito importante porque clareou muitas dúvidas que tínhamos e agora nos sentimos mais seguros para avaliar as rotulagens e os produtos novos que virão com as novas regras de informação nutricional”, destacou Carla.
Para o Médico Veterinário e Diretor do SIM no município de Nova Roma do Sul, Gustavo Martins Erhardt, o curso foi de extrema importância. “É um tema novo que vai entrar em vigor na maioria das empresas dos municípios que fazem parte do consórcio no ano que vem e o curso nos permite um tempo para aprender os requisitos e assim fazer uma aprovação e orientação correta. Considero um dos mais importantes que tivemos até hoje e foi de muito bom proveito”, afirmou Gustavo.
A abertura do curso contou com a participação do Diretor-Executivo do CISGA, Rudimar Caberlon, que deu as boas-vindas a todos e fez um breve relato sobre a estrutura do Consórcio, destacando que o CISGA trabalha na organização e fortalecimento do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) desde 2015 através da qualificação dos médicos veterinários dos municípios.